Em meio a tratativas por delação, Vorcaro é transferido para cela VIP de Bolsonaro na PF
O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi transferido nesta segunda-feira (23) para uma ala mais ampla na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, em meio às tratativas para um possível acordo de delação premiada. O novo espaço é o mesmo que havia sido ocupado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Divulgação
A mudança foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso. Até então, Vorcaro estava em uma cela comum da PF, após ter passado por um período sob regras mais rígidas na Penitenciária Federal de Brasília.
Transferência ocorre durante negociaçõesA transferência ocorre no momento em que a defesa do banqueiro busca avançar em negociações com as autoridades. Advogados já indicaram à PF o interesse de Vorcaro em firmar um acordo de delação premiada.
A permanência na sede da PF é considerada relevante nesse contexto, pois facilita o contato com investigadores e a realização de depoimentos. Em investigações anteriores, movimentações desse tipo já foram observadas durante fases iniciais de negociações de colaboração.
Estrutura da nova celaAntes da mudança, Vorcaro ocupava uma cela padrão para presos provisórios, com estrutura mais limitada. Agora, passou a ficar em uma sala de cerca de 12 metros quadrados, equipada com cama com colchão, banheiro privativo, mesa, cadeira, armário, ar-condicionado e frigobar.
O ministro André Mendonça determinou que o espaço não tenha televisão, ainda que, quando ocupado por Bolsonaro, o ambiente tenha contado com o equipamento.
A defesa alegou que as condições anteriores eram inadequadas, o que motivou o pedido de transferência para um local com melhor estrutura dentro da própria unidade da PF.
Espaço já foi ocupado por BolsonaroA sala para onde Vorcaro foi transferido é conhecida como “sala de Estado-Maior”, destinada a autoridades e pessoas com prerrogativas específicas. O local foi utilizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro entre novembro de 2025 e janeiro deste ano.
Durante sua permanência, Bolsonaro chegou a relatar incômodo com o barulho do sistema de ar-condicionado. A Polícia Federal informou, à época, que o ruído estava relacionado à proximidade da sala com áreas técnicas do edifício e que não havia como reduzi-lo de forma significativa.
Em janeiro, Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar – PMDF, unidade do Complexo Penitenciário da Papuda conhecido como Papudinha. Atualmente, o ex-presidente está internado no Hospital DF Star em Brasília e sua defesa pleiteia, junto ao STF, a concessão de prisão domiciliar.